Automatização do atendimento

Automatização do atendimento

Em períodos de incerteza econômica muitas empresas tem buscado formas de continuar crescendo, otimizando resultados e maximizando seus lucros sem perder qualidade e confiança perante seus clientes.

Em razão disso, o mercado está cada vez mais competitivo e os empresários tem encontrado novas formas de melhorar o relacionamento com o cliente através da evolução das tecnologias, sendo que uma das características de empresas líderes de mercado é a aplicação de novas tecnologias para melhorar a forma que se relaciona com seus clientes.

Essas novas tecnologias implantadas no dia a dia de uma organização requerem um período de adaptação do empresário, colaboradores e clientes, uma mudança na cultura de relacionamento. Mudar nunca é fácil, no entanto, a mudança é extremamente necessária para estabelecer ou manter uma vantagem competitiva.

Algumas empresas já implementaram processos automatizados de suporte ao cliente lhes permitindo direcionar, gerenciar, automatizar e controlar o atendimento maximizando o potencial humano e auxiliando a monitorar e reagir a situações de forma a identificar crises e oportunidades durante o processo.

Essas empresas observaram que o segredo para um alto índice de satisfação não é apenas responder à perguntas, mas fazer isso em tempo hábil, visando duas coisas: que as chamadas sejam atendidas rapidamente e que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, isso é tudo o que o cliente deseja.

A automação do atendimento de suporte é uma forma de direcionar essas questões sendo geralmente muito mais barata que controlar as solicitações de serviços manualmente, comparando com os custos, impostos e adversidades dos meios tradicionais de suporte ao cliente. O tradicional suporte via telefone, por exemplo, é três vezes mais caro que o autoatendimento.

Com todas essas evoluções, muitas pesquisas tem evidenciado que algumas atividades de alto risco ou repetitivas serão substituídas por robôs nos próximos vinte anos. Dessas atividades, um dos setores pioneiros é o de atendimento ao cliente. A automatização desse setor tem permitido as empresas otimizarem o capital humano, reduzindo custos e aumentando a produtividade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *