Coloque uma tigela de M&M’s no seu processo.

Coloque uma tigela de M&M’s no seu processo.

Eu custumo ler muitos livros e quase sempre não lembro autor nem o título, principalmente se leio uma vez só (sim eu leio com frequência mais de uma vez o mesmo livro). Essas leituras sempre me dispertam para algo que posso utilizar no meu dia a dia e em um desses livros uma história me chamou a atenção.

Um trecho contava que:

A banda Van Halen dentre as mil e uma coisas que exigia em seu contrato exigia também uma tigela de M&M’s — com todos os chocolates marrons removidos — fosse colocada no camarim da banda

fonte: internet

Durante algum tempo imaginou-se ser mais um capricho exagerado de uma estrela do rock, mas muito tempo depois foi fornecido por membros da banda uma explicação muito interessante:

“Para que o show acontecesse dentro do planejado e com a perfomace esperada pelos fãs da banda o contrato possuia requisitos tecnicos e de segurança muito sérios e especificos, por isso ao entrar no camarim e dar uma olhada na tigela de M&M’s rapidamente era verificado se o organizador do show prestou atenção a todos os pontos do contrato e se isso não estivesse conforme o contrato era preciso fazer uma revisão de todas as especificações antes de iniciar o show.”

fonte: internet

Ao final do show eles normalmente deixavam o camarim “meio” bagunçado para niguêm notar o detalhe do M&M’s.

Encontre seu M&M’s marrom ou “proxy” para o processo.

Que poderá ligar um sinal de alerta na sua gestão e indicar possiveis erros com antecedência.

fonte: interent

Eu sempre sugiro olhar para todos os indicadores desejáveis e eleger os indicadores principais aqueles dois ou três que muitas vezes são simples, mas podem ligar o sinal de alerta e dar uma aviso prévio de que algo pode dar errado.

fonte: internet

É preciso identificar e se concentrar nestas duas ou tres coisas que são tão certas que as outras dezenas de coisas se emcaminharão praticamente sozinhas.

fonte: internet

Pequenos indicadores que concentrados colocam em ordem grandes indicadores. Com muita frequência lideres e gestores tentam agrupar e processar as milhares de métricas geradas pela organização e caem numa armadilha de gerar métircas para métricas.

O simples muitas vezes funciona melhor que o complexo e os resultados são mais evidentes e precisos do que o complexo, sem contar que a complexidade de processos muitas vezes servem apenas para sugar a alma e a vida de sua equipe e levar ao colapso produtivo de seu negócio.

Vamos celebrar o poder e a simplicidade de uma simples tigela de M&M’s e por você estar buscando encontrar a sua métrica M&M’s.

Conheça a nossa plataforma de relacionamento com o consumidor, faça um teste grátis e tenha um serviço fantástico em segundos.

Fale com a nossa equipe, ficaremos feliz em compartilhar um café e entender melhor como podemos te ajudar.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Deixe seu comentário =)