Como a sua empresa se relaciona com o cliente — S.A.C, Ouvidoria ou HelpDesk?

Como a sua empresa se relaciona com o cliente — S.A.C, Ouvidoria ou HelpDesk?

Os três são considerados canais de pós-vendas e são importantissimo para o relacionamento da empresa com seus consumidores, eles são responsáveis por receber um alto número de solicitações e reclamações que fazem parte da rotina de qualquer empresa.

É cruscial identificar onde cada cliente e solicitação se enquadra para que possa ser tomada ações resolutivas de forma satisfatória.

Nós listamos a baixo um resumo sobre os três setores e suas aplicações práticas.

S.A.C Serviço de Atendimento ao Cliente é o canal que tem por objetivo tirar as dúvidas dos clientes sobre produtos, serviços e ações de comunicação. Ele server também para resolução de problemas e recebimento de feedbacks que podem auxiliar as empresas a entenderem melhor seus clientes.

O atendimento por esse canal é realizado de acordo com a politica da empresa, devendo considerar sempre o que estabelece o código de defesa do consumidor já que SACs, são regulamentados pelo decreto nº 6.523/2008

Assim como nos outros canais o S.A.C oferece a oportunidade da empresa reverter possíveis situações críticas, estreitar o relacionamento com o cliente e construir uma marca mais forte e respeitada.

HelpDesk ou literalmente “balcão de ajuda” em tradução livre. É o setor de apoio ao usuário e é normalmente associado a suporte e resolução de problemas técnicos identificados tanto na pré quanto na pós-venda.

O HelpDesk pode envolver diversos profissionais atuando internamente ou em ambiente externo à empresa e é um trabalho que pode ser realizado pessoalmente ou remotamente.

Dentre as principais caracteristicas de um bom HelpDesk estão: Organilzação e Agilidade assim como integração com outros canais de relacionamento com o cliente como S.A.C e Ouvidoria.

Ouvidoria este canal de comunicação costuma ser o ultimo recurso antes do cliente levar a questão a instâncias judiciais, normalmente é um canal de resolução de conflitos quando a situação não é atendida pelo S.A.C ou HelpDesk.

Os responsáveis pelas solicitação abertas na ouvidoria deverão estar preparados para lidar com pessoas com alto indíce de insatisfação com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, deverá ser um ótimo mediador em situações de conflito e possuir acesso rápido a todo histórico de relacionamento do cliente, agindo com o máximo de cautela, agilidade e respeito.

Em todos os setores é possivel reverter quadros críticos, manter o cliente e estreitar o relacionamento criando elos de confiança duradouros.

Conheça a nossa plataforma de relacionamento com o consumidor, faça um teste grátis e tenha um serviço fantástico em questão de segundos.

Gostou, gostaria de saber mais?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário.