Quebra de paradigma

Quebra de paradigma

A imagem de destaque deste post me fez refletir por algumas horas, depois que a vi no facebook de um conhecido onde a legenda dizia “Tô vendo que vai ser um daqueles dias…”

Fiquei pensando….

Será que o tempo comprando e cortando leite em caixa criou um habito tão profundo que o consumidor simplesmente não nota a evidente melhoria na forma de utilizar e servir o leite ? Ou será que ele faz isso para aproveitar ao máximo o leite da caixa ?

Melhorar a forma como as pessoas fazem o que fazem tem motivado empresas e profissionais ao redor do mundo, mas ainda fiquei com a pergunta? por que o cliente cortou a ponta da caixa e não abriu a tampa? será que ele sabe deste estudo que aponta a influência do design da embalagem no desperdício de leite?

O estudo analisou 10 grupos de embalagens e chegou a seguinte conclusão:

 

Baseando-se no desperdício médio apresentado pela embalagem deste Grupo 6 (A imagem destacada no post é deste grupo), após a agitação final, se a cada um bilhão de litros de leite fossem comercializados nesse tipo de embalagem, 7,7 milhões de litros seriam desperdiçados.

Mesmo que a motivação de empresas e profissionais ao redor do mundo seja melhorar a vida das pessoas de diversas formas, entender os paradigma por trás das ações pode mostar melhores oportunidades de inovação nas empresas e impactos positivos em diversos segmentos da sociedade, pequenas análises e reflexões como esta da caixa de leite pode despertar bons insights.

No post que falei sobre improdutividade e o custo para sua empresa fica evidente, assim como no estudo acima, que pequenos desperdicios podem se tornar gigantes se visualizados em escala.

 

Ao procurar a palavra PARADIGMA no google é apresentado 24.500 milhões de resultados  em 0,28 segundos.

Em primeiro lugar aparece a seguinte descrição:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

“Paradigma (do latim tardio paradigma, do grego παράδειγμα, derivado de παραδείκνυμι «mostrar, apresentar, confrontare») é um conceito das ciências e da epistemologia (a teoria do conhecimento) que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.”

 

Logo a famosa frase “quebra de paradigma” é seguir um novo modelo ou padrão diferente do atual, ou fazer de meneira diferente algo para atingir um mesmo resultado ou resultado diferente (não necessáriamente melhor).

Será que as empresas e as pessoas que as integram estão preparadas para quebras de paradigmas? Empresas onde a relação é B2B por exemplo, basicamente tem suas operações comercias formatadas da seguinte forma:

  • Entre o consumidor e o contratante – contrato fixo (assinatura, franquia, mensalidade, plano, etc).
  • Contratante com o prestador de serviço – contrato variável (comissão de venda, aquisição, rentenção, cobrança, chamada atendida, posição logada, posição disponível, etc).
  • Prestador de serviços e seus fornecedores – contrato fixo (licença de uso de software, locação de espaço, leasing, etc)

As oportunidades de quebra de paradigma em um mercado dominado por uma competitividade extremamente agressiva, obriga os empresarios a pensarem em modelos comerciais que se não reduzem os custos, devem no minimo flutuar com a receita. Assim pode nascer um novo formato comercial ou seja uma quebra de paradigma.

Agora fica a pergunta, como desenvolver um pensamento crítico a ponto de despertar e visualizar as oportunidades de quebra de paradigmas?

Analise os clássicos a seguir…

Você ver uma velha ou uma jovem mulher ?

Você ver um cavalo ?

Ou um sapo ?

Você pode exercitar de várias formas no dia a dia da sua empresa o pensamento crítico e o desafio da mudança logo aparecerá.

Todo produto ou serviço é feito por pessoas para pessoas, paradigmas ou modelos não são absolutos e podem ser quebrados (mudado, melhorado). Queremos quebrar paradigmas na seu atendimento e suporte ao cliente podemos fazer você economizar e ser mais produtivo, entre em contato com nossa equipe será uma satisfação de atender.